Um guia para investimentos em imóveis indianos

0
27
Real estate or property investment. Home mortgage loan rate. Saving money for retirement concept. Coin stack on international banknotes with house model on table. Business growth background

O setor imobiliário tem sido tradicionalmente uma avenida para investimentos consideráveis per se e oportunidades de investimento para indivíduos de alto patrimônio líquido, instituições financeiras, bem como indivíduos que procuram alternativas viáveis para investir dinheiro entre ações, ouro, propriedades e outras avenidas.

O dinheiro investido em propriedades para sua renda e crescimento de capital fornece retornos de renda estáveis e previsíveis, Imóveis no Eden semelhantes aos dos títulos que oferecem um retorno regular sobre o investimento, se a propriedade for alugada, bem como a possibilidade de valorização do capital. Como todas as outras opções de investimento, o investimento imobiliário também apresenta certos riscos, o que é bastante diferente de outros investimentos. As oportunidades de investimento disponíveis podem ser amplamente categorizadas em setores residenciais, comerciais e de varejo.

Cenário de investimento em imóveis

Qualquer investidor antes de considerar investimentos imobiliários deve considerar o risco envolvido nele. Esta opção de investimento exige um alto preço de entrada, sofre com a falta de liquidez e um período de gestação incerto. Para ser ilíquido, não se pode vender algumas unidades de sua propriedade (como alguém poderia ter feito vendendo algumas unidades de ações, dívidas ou mesmo fundos mútuos) em caso de necessidade urgente de fundos.

O período de maturidade do investimento imobiliário é incerto. O investidor também deve verificar o título de propriedade claro, especialmente para os investimentos na Índia. Os especialistas da indústria a esse respeito afirmam que o investimento imobiliário deve ser feito por pessoas que têm bolsos mais fundos e visão de longo prazo de seus investimentos. De uma perspectiva de retorno financeiro de longo prazo, é aconselhável investir em propriedades comerciais de alto padrão.

Os retornos do mercado imobiliário são comparáveis aos de certas ações e fundos de índice em prazos mais longos. Qualquer investidor que pretenda equilibrar a sua carteira pode agora olhar para o setor imobiliário como um meio de investimento seguro e com alguma volatilidade e risco. Um inquilino certo, localização, categorias segmentais do mercado imobiliário indiano e preferências individuais de risco provarão ser indicadores-chave para atingir os rendimentos de investimentos desejados.

A introdução proposta de REMF (Real Estate Mutual Funds) e REIT (Real Estate Investment Trust) impulsionará esses investimentos imobiliários do ponto de vista dos pequenos investidores. Isso também permitirá que pequenos investidores entrem no mercado imobiliário com contribuições de até INR 10.000.

Há também uma demanda e necessidade de diferentes atores do mercado do segmento imobiliário de flexibilizar gradualmente algumas normas para o IDE neste setor. Esses investimentos estrangeiros significariam, então, padrões mais altos de infraestrutura de qualidade e, portanto, mudariam todo o cenário do mercado em termos de competição e profissionalismo dos participantes do mercado.

No geral, espera-se que o setor imobiliário ofereça uma boa alternativa de investimento para ações e títulos nos próximos anos. Esta atratividade do investimento imobiliário seria ainda reforçada por conta da inflação favorável e do regime de baixas taxas de juros.

Olhando para o futuro, é possível que, com o progresso em direção à possível abertura do setor de fundos mútuos imobiliários e a participação de instituições financeiras nos negócios de investimento imobiliário, abra caminho para investimentos imobiliários mais organizados na Índia, o que seria uma forma adequada para os investidores obterem uma alternativa para investir em carteiras de propriedades em nível marginal.

Perfil do Investidor

Os dois segmentos de investidores mais ativos são Indivíduos de Alto Patrimônio Líquido (HNIs) e Instituições Financeiras. Enquanto as instituições tradicionalmente mostram preferência ao investimento comercial, os indivíduos de alto patrimônio líquido mostram interesse em investir em propriedades residenciais e comerciais.

Além desses, está a terceira categoria de índios não residentes (NRIs). Há uma tendência clara para investir em propriedades residenciais do que em propriedades comerciais pelos NRIs, o fato pode ser fundamentado como apego emocional e segurança futura procurado pelos NRIs. Como as formalidades e a documentação necessárias para a compra de propriedades imobiliárias que não sejam propriedades agrícolas e de plantação são bastante simples e a renda do aluguel é livremente repatriável fora da Índia, os NRIs aumentaram seu papel como investidores em imóveis

Os investimentos estrangeiros diretos (IED) em imóveis representam uma pequena parcela dos investimentos totais, pois existem restrições como um período mínimo de bloqueio de três anos, um tamanho mínimo de propriedade a ser desenvolvida e saída condicionada. Além das condições, o investidor estrangeiro terá que lidar com vários departamentos governamentais e interpretar muitas leis/estatutos complexos.